Inversor Solar: o que você precisa saber esta aqui!
O inversor solar é um dos itens que compõem o kit fotovoltaico. Mas afinal, o que é?
Os módulos fotovoltaicos recebem radiação solar e geram uma corrente contínua de energia elétrica sendo necessário então um equipamento para transformar essa corrente contínua em alternada, cabendo ao inversor fazer esta função, permitindo assim o uso na rede elétrica.
Porém não há somente esta função para o inversor é ele que limita a potência de saída do sistema, bem como oferta o monitoramento do sistema o que contribui com a segurança.
Composição do Inversor
A composição do inversão é: um oscilador, que converte a tensão contínua em tensão contínua pulsante. O outro componente é o transformador, que usa de indução eletromagnética para levar os pulsos do oscilador e converte-los em corrente alternada.
E o último é o circuito regulador que resguarda contra picos de tensão a instalação elétrica através da estabilização da saída do inversor.
Quais inversores temos no mercado?
Grid-Tie
São os inversores utilizados em projetos solares On-Grid, ou seja, que compensam a energia produzida pelo kit fotovoltaico na sua conta de energia, sendo dependentes da concessionária local para o fornecimento de energia, em caso de falta desta desligam-se automaticamente.
Neste inversor conseguimos monitorar os dados gerados pelo inversor, através do equipamento ou por Wi-Fi (quanto este possui em sua composição)
Off-Grid
Se nos projetos solares On-Grid a rede elétrica esta presente os Off-Grid são independentes e não fazem o uso desta. Hoje em dia a utilização dos sistemas fotovoltaicos Off-grid é, principalmente, para “levar energia elétrica a localidades não atendidas pela rede elétrica”, ou para manter algum equipamento fora da rede, de forma a continuar operando mesmo quando há falta de energia na rede pública.
Conclusão
Assim vemos que o inversor é um componente imprescindível num projeto fotovoltaico e por isto é fundamental que a qualidade deste seja considerada por se tratar de um equipamento de vida útil longa (em média 25 anos com garantia pela fábrica). Antes de adquirir o inversor considere sua qualidade, garantia de eficiência, se possui os certificados necessários para sua comercialização no Brasil e uma correta instalação deste.
Ainda ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo, quero saber a sua opinião.
Acesse nosso site e entre em contato conosco, vamos juntos escolher o melhor inversor para você.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]