Sistema de energia solar plug-and-play para eletrificação de enxames
Uma empresa suíça desenvolveu um sistema pronto para uso e livre de manutenção, projetado para facilitar a eletrificação de áreas fora da rede.
A empresa suíça Power-Blox espera revolucionar a geração de energia fora da rede com suas redes elétricas totalmente autônomas que podem ser usadas e ampliadas por quase qualquer pessoa. O sistema foi projetado para ser totalmente autônomo e plug-and-play – permitindo que os usuários simplesmente conectem o sistema sem necessidade de configuração, conhecimento específico ou manutenção.
A série PBX-200 da empresa consiste em cubos de energia inteligentes com uma bateria integrada de chumbo ou íon de lítio – que pode ser alimentada por uma unidade solar ou por outra fonte externa, como eólica, hidrotermal ou biomassa. Cada cubo fornece 200 watts de corrente alternada. Os cubos são projetados para serem usados como blocos de construção – quando mais energia é necessária, cubos adicionais podem ser simplesmente conectados.
A extensibilidade e a facilidade de uso do Power-Blox permitem que as comunidades ampliem sua grade conforme necessário e conforme podem pagar. Por exemplo, em Angola, a Power-Blox firmou parceria com a empresa de telecomunicações angolana Unitel SA para eletrificar um centro de saúde em uma área rural usando dez PBX-200s. O sistema fornecerá eletricidade suficiente para resfriar vacinas, operar equipamentos de diagnóstico e até produzir desinfetante antiviral.
Na verdade, a empresa foi fundada explicitamente para usos como o projeto em Angola. Segundo a empresa, eles estão “convencidos de que o acesso fácil e acessível à energia só pode ser alcançado fazendo a ponte entre os sistemas solares domésticos simples, que não são expansíveis, e as mini-redes maiores, complexas e de manutenção intensiva”. Eles apontam que muitas áreas rurais ao redor do mundo são muito remotas para uma operação de manutenção intensiva, como uma mini-rede.
Outro benefício do Power-Blox é que ele é infinitamente adaptável – permitindo que os usuários locais criem o tamanho e a configuração exata do sistema de que precisam. Levar energia confiável para regiões remotas também é o objetivo da Lavo, que desenvolveu uma usina de hidrogênio pequena o suficiente para uso doméstico; e uma turbina eólica projetada para ser instalada na parede de uma casa e fornecer energia suficiente para uma típica casa de família.