Quinta maior fonte de energia na matriz elétrica nacional, a energia solar ganha cada vez mais espaço no Brasil e acaba de bater um novo recorde para lá de significativo para o setor. Segundo a Absolar, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, neste mês de fevereiro, a energia solar superou a hidrelétrica de Itaipu em potência operacional pela 1ª vez na história do país.
Isso porque, ao somar a capacidade instalada de todas as grandes usinas fotovoltaicas do Brasil e dos pequenos e médios sistemas de geração própria, instalados em telhados, fachadas e terrenos país afora, já se tem um montante superior aos 14 GW de capacidade instalada da hidrelétrica de Itaipu – considerada a maior do país e segunda maior hidrelétrica do mundo.
O recorde é ainda mais significativo pela velocidade com que foi batido. Em julho de 2020, o Brasil atingiu a marca de 6 GW de potência instalada por energia solar fotovoltaica. E agora, menos de dois anos depois, essa marca já mais que dobrou.
Segundo a Absolar, o crescimento acelerado do setor nos últimos meses pode ser atribuído a dois grandes fatores: o aumento nas tarifas de energia elétrica, que levam clientes e consumidores a buscar alternativas mais baratas – ainda que no longo prazo – e a entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia no Brasil.
A Absolar reforça ainda que, além dos benefícios ambientais, como a redução de emissões de CO2, esse crescimento pode representar uma ajuda significativa ao país em seu processo de recuperação econômica. Isso porque, de acordo com a associação, desde 2012, a energia solar fotovoltaica garantiu ao Brasil mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos e R$ 20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, além de gerar mais de 420 mil empregos acumulados.
Todos temos direito de consumir, porém podemos fazer com menos impacto para o mundo e para as pessoas.
Rua Curitiba, 2585 – Francisco Beltrão – PR | CEP 85601-630
Estrada Linha Triton, 50 – Bairro Sadia – Francisco Beltrão – PR