Como funciona sistema de Bomba Solar?
Um sistema para bombeamento de água solar é composto por uma bomba solar e uma estrutura de painel solar fotovoltaico que é alimentado pela energia do sol. A bomba solar portanto, funciona por meio do efeito fotovoltaico: a placa recebe a energia solar nas células fotovoltaicas e transforma essa radiação em energia elétrica, que alimenta a bomba.
No bombeamento solar, a bomba é responsável por captar a água do reservatório, poço ou até mesmo aquíferos, bombeando-a para o local desejado. Isso é possível graças ao efeito fotovoltaico, que permite a produção de energia que alimenta diretamente a bomba solar, dispensando o uso de bateria estacionária. É considerado um sistema independente por não necessitar da energia elétrica gerada pelas concessionárias.
Um sistema de bombeamento com energia solar pode assumir diferentes tipos, dependendo da sua aplicação. São eles:
- Submersa
A bomba solar é instalada dentro da água, seja em um reservatório, poço ou na água corrente. Ela possui uma simples manutenção, é econômica e está disponível em pequeno e médio porte.
- Superfície
Também são bombas econômicas e possuem fácil manutenção. Elas ficam situadas nas proximidades da superfície da água, puxando-a da fonte e a deslocando para o uso em reservatório.
Gerador para bombas de corrente alternada
É destinado a grandes potências de bombeamento, sendo possível usar bombas de corrente alternada (CA) convencionais, acopladas a um gerador de energia solar.
Motor de alimentação
É necessário voltar a atenção para o tipo de solução e motor a ser usado no sistema de bombeamento solar.
Como escolher a bomba solar?
Os principais fatores que influenciam na escolha do tipo de sistema de bombeamento de água solar são: o local de onde o líquido será retirado, o líquido que será transportado, a vazão necessária em litros por dia e a altura manométrica total em metros.
Quais os cuidados ao instalar a bomba solar?
Ao realizar a instalação da bomba solar é preciso ter alguns cuidados básicos, que variam de acordo com o tipo de bomba.
Para as bombas submersas preste atenção no isolamento necessário da conexão do cabo, impedindo que o equipamento seja danificado ou que ocorram infiltrações. Use um cabo de aço ou uma corda ao submergir a bomba fazendo com que ela desça ao reservatório ou poço artesiano. Por fim, a bomba solar precisa ficar a ao menos 5 m do nível dinâmico do poço, mas também ter uma certa distância do fundo.
Para a bomba de superfície, confirme que ela está instalada em um lugar protegido da chuva. Como ela precisa estar acima da superfície da água não deixe de considerar os períodos de alta e baixa do reservatório, além de voltar a sua atenção para a altura máxima de sucção. Durante o funcionamento da bomba solar evite tocar em seu corpo pois ela fica quente. É fundamental que ela seja instalada por uma empresa ou profissional qualificado.
O sistema de bombeamento com energia solar pode ser utilizado em diversas aplicações, tais como:
- Agricultura;
- Reservatórios e armazenamento;
- Pecuária;
- Residencial e comunidade;
- Dessalinização e purificação;
- Irrigação;
- Poços Artesianos.
Para mais informações entre em contato através das nossas mídias sociais ou do nosso whatsApp: 46 99908-1124
#bombasolar #bombeamentoágua #solar #energiafotovoltaica #painel #energiasolar #bombeamentosolar #comofunciona #kitbombeamentosolar #poçoartesiano #bombeamentosolar #irrigação