Energia Solar em apartamento: É possível?
Todos sabemos que a energia solar é uma ótima maneira de economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente, mas e se você mora em um apartamento? Você ainda pode gerar sua própria energia?
Nos grandes centros urbanos, é mais comum haver prédios do que casas, e por causa disso, nos perguntamos se existe a possibilidade de ter um módulo fotovoltaico em um apartamento e aproveitar a economia na conta de eletricidade, assim como em uma residência.
Sim, existe a possibilidade de ter um sistema solar fotovoltaico em apartamentos, especialmente após a Resolução Normativa 687 da ANEEL, que estabelece algumas medidas que permitem gerar sua própria energia, mesmo sem uma área de telhado. Entretanto, esta possibilidade precisa ser analisada cuidadosamente, já que muitas variáveis podem impactar o potencial de geração de energia solar diante das vantagens e economias. A seguir listamos os fatores que podem fazer ou quebrar seu projeto. Aqui estão três coisas a considerar:
1) Localização – A localização ideal para um painel solar é uma área aberta com pouca ou nenhuma sombra. Isto significa que se você quiser instalar painéis solares em sua varanda ou em seu quintal, você precisará ter certeza de que não há muita vegetação ao seu redor. Se você tiver árvores ou outros obstáculos sombreando a área onde você quer instalar os painéis, talvez seja melhor procurar em outro lugar.
2) Tamanho – Você também vai querer ter certeza de que a área onde você planeja instalar os painéis é grande o suficiente para acomodá-los. É importante que cada painel receba luz solar suficiente para que possa produzir o máximo de energia possível – portanto, se não houver espaço suficiente para um grande número de painéis, esta pode não ser a opção certa para sua casa!
3) Sombreamento – A terceira coisa a considerar ao decidir se os painéis solares são ou não adequados é se eles serão ou não sombreados por qualquer outra coisa enquanto estiverem sendo usados (como árvores próximas).
A seguir listamos as opções de instalação de sistemas fotovoltaicos em condomínios:
– Em sua varanda ou andar térreo: não deixe de estudar a quantidade de sombreamento que será gerada.
– As fachadas dos condomínios são uma opção interessante devido a sua inclinação e orientação. Entretanto, antes de fazer um investimento neste tipo de instalação, é necessário analisar a incidência da luz solar e sua capacidade de gerar energia; se estas condições forem atendidas, pode haver a possibilidade de que a captação e repartição entre os proprietários possa ser vantajosa.
– Coberturas, lajes e terraços: este é o local mais indicado para a instalação de painéis em condomínios, pois a captação da luz solar é muito próxima à obtida nas residências. Em instalações como esta, é possível que a energia seja direcionada para o apartamento da cobertura ou dividida entre todos os proprietários, dependendo do contrato e da potência instalada.
– Garagem solar: Ou também conhecido como Garagem do Carport, é uma estrutura solar instalada no espaço de uma garagem. Caracteriza-se como uma instalação no solo, mas no telhado de uma garagem de estacionamento.
Além de proteger seu veículo, também otimiza o espaço utilizado e pode solucionar sua necessidade de maneira eficiente.
Gostou? Nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas sobre energia solar.