Você sabe qual painel deve ser usado no seu projeto fotovoltaico?
Vamos começar entendendo o que é um módulo fotovoltaico, o painel é o principal componente de um sistema de energia solar e é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que geram energia através da luz do sol.
Os dois principais modelos que possuímos hoje no mercado é o policristalino e monocristalino, ambos desempenham a mesma função e utilizam o silício como material base para a produção das células solares
O termo monocristalino se refere ao uso de silício monocristalino na produção desse tipo de painel solar. A composição de cristal único da célula fotovoltaica permite que os elétrons tenham espaço suficiente para seu fluxo, ou seja, são mais eficientes que policristalinos.
Os módulos policristalino também tem o silício como principal componente. Mas, em vez de um único cristal de silício, é utilizado vários cristais para sua produção. Como existem mais de um cristal em cada célula, há menos espaço para os elétrons se moverem livremente. Esta é a razão pela qual os painéis solares policristalinos são menos eficientes do que seus equivalentes monocristalinos.
Quais as vantagens do monocristalino?
1️⃣ São mais duráveis e resistentes;
2️⃣A taxa de eficiência fica entre 15% a 20%;
3️⃣São mais eficientes em termos de espaço;
4️⃣Tem uma eficiência de execução mais efetiva em condições de pouca luz.
E as do policristalino?
1️⃣Os painéis policristalino são mais baratos, ou seja, são mais econômicos;
2️⃣Tem bom desempenho em climas quentes, sua tolerância ao calor é maior;
3️⃣São ideais para instalações em telhados ou no solo com muita área disponível.
Qual o destes dois modelos de módulos devo utilizar então? Dependerá da sua necessidade e qual irá melhor se adequar ao seu projeto!
Ficou com dúvidas sobre qual adquirir? Nos envie uma mensagem em nossas redes sociais!